Greve dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia completa dois meses

Foto: Reprodução/EPTV

Das 41 unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 37 instituições continuam paralisadas. A greve dos professores e técnicos-administrativos completou dois meses e os funcionários ainda cobram reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Em Campinas, a paralisação aconteceu no dia 3 de abril. Na unidade, que possui ensino técnico, graduação e pós-graduação, cerca de 95% dos serviços estão paralisados. De acordo com Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), no local, estão mantidos apenas os serviços considerados essenciais, como a alimentação dos alunos. 

A unidade de Hortolândia, que suspendeu as atividades no dia 15 de abril, possui 1,8 mil alunos, enquanto o número de paralisados chega a 90%. A unidade opera apenas com serviços essenciais e algumas aulas nos cursos “Técnico em Manutenção e Suporte em Informática” e “Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas”.  Mesmo com a paralisação, a unidade comunicou que o calendário acadêmico do campus está mantido.

Já em Piracicaba, a interrupção aconteceu no 10 de abril. A instituição está com 90% dos docentes paralisados, mantendo apenas os serviços considerados essenciais.

Em nota, os representantes informaram que as instituições e os sindicatos devem se reunir com o Ministério de Gestão e Inovação para tentar negociar a situação. Além disso, nesta próxima terça-feira (04), o sindicato que representa as unidades no Estado de São Paulo fará uma assembleia para avaliar a situação da greve.

O governo federal informou que apresentou novas propostas de reajustes aos servidores e que a proposta segue em negociação.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sindicato dos Bancários protesta contra demissões no Itaú em Campinas

Polícia prende dois por fabricação de placas irregulares

Cada vez mais ousados, “gatos” de energia causaram 45 mortes em 2024

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.