Guarani e Ponte Preta entram em campo neste domingo, às 18h30, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Trata-se do Dérbi número 207. Na história desta rivalidade centenária, o Guarani leva vantagem: São 70 vitórias do Bugre, contra 67 da Ponte. Foram ainda 68 empates, além de um resultado desconhecido – justamente o primeiro, disputado em 1912.
Além disso, o Guarani sustenta um tabu de seis anos sem derrotas para o rival dentro da sua “taba”. De 2019 pra cá, foram sete jogos com quatro vitórias e três empates.
Por outro lado, a Ponte leva vantagem na atual temporada. Enquanto o rival é o lanterna, com apenas uma vitória e cinco pontos, a Macaca é a 13ª colocada com 15. De quebra, o retrospecto na última rodada foi favorável a Ponte. Vitória sobre o Ceará por 3 a 1. Já o Guarani foi derrotado em Alagoas, para o CRB, 1 a 0.
A curiosidade no duelo de domingo é com relação ao técnico Pintado. Atual comandante do Bugre, o treinador era o técnico pontepretano no clássico de 2023. Na ocasião, o Guarani venceu a Ponte por 1 a 0, num golaço do atacante Bruno José.
O Bugre vive dias distintos em relação a temporada passada. O técnico Pintado comanda a equipe apenas pela segunda vez na competição. Aliás é a estreia dele diante da torcida.
Para o jogo, ele tem problemas. A começar pela lateral-direita. Heitor com lesão no joelho fica de fora. Em seu lugar, Diogo Mateus ganha oportunidade. O lateral é um dos mais experientes no confronto, inclusive marcou gol na vitória bugrina por 3 a 0 em 2022. Na lateral esquerda, Vinícius Kauê está lesionado. Como Jéfferson ainda se recupera de lesão, a vaga deve cair no colo do jovem Vinícius Yuji. No meio-campo, Anderson Leite, suspenso, deve dar lugar a Camacho. No ataque, Reinaldo também não joga em razão de suspensão. Assim, Airton pode ser o escolhido.
A Ponte também tem problemas na escalação. O técnico Nelsinho Baptista ainda espera o aval do Departamento Médico Isto porque, o lateral-esquerdo Gabriel Risso ainda não está 100% recuperado de lesão na coxa. Se não jogar, Igor Inocêncio pode ser mantido na posição. O jogador, aliás, mesmo improvisado teve atuação de destaque na vitória sobre o Ceará no início da semana. No meio-campo, Élvis está de volta. Ele cumpriu suspensão na última rodada. Porém, ainda não se sabe se começa como titular ou não. Se jogar, o treinador deve colocar Dodô no ataque e abrir mão de Iago Dias. Se a opção for deixar o camisa 10 no banco, a formação deverá ser semelhante a vitória sobre o Ceará, como Dodô fazendo o setor de criação.
FICHA TÉCNICA
GUARANI x PONTE PRETA
Data e horário: 30 de junho de 2024, às 18h30
Local: Brinco de Ouro – Campinas (SP);
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza;
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP); Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ);
Guarani
Vladimir, Diogo Mateus, Douglas Bacelar, Léo Santos e Yuji (Jefferson); Camacho, Matheus Bueno e Luan Dias; Airton, Caio Dantas e João Victor. Técnico: Pintado
Ponte Preta
Pedro Rocha; Igor Inocêncio (Luiz Felipe), Mateus Silva, Sérgio Raphael e Gabriel Risso; (Igor Inocêncio); Emerson Santos, Castro e Élvis (Dodô); Iago Dias (Dodô), Jeh e Matheus Régis.
Técnico: Nelsinho Baptista