Brigadeiro de grilo, bolo com bagaço de malte e até hambúrguer de açaí. Estes são alguns alimentos com alto poder nutritivo e considerados alternativas com menor impacto ambiental em relação à pecuária. As tecnologias estão na 4ª edição FoodTech Expo, a maior feira de tecnologia de alimentos da América Latina, que acontece em Campinas até esta quinta-feira (6), no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).
Com o propósito de discutir as transformações dos ecossistemas alimentares, cerca de 20 startups apresentam novos produtos, tecnologias e ferramentas para investidores e grandes indústrias de alimentos.
São soluções para enfrentar o desafio de suprir a demanda de proteína protegendo os recursos naturais, como explica Paulo Silveira, CEO do evento.
Uma delas é a da Pricila Almeida. Um destaque apresentado pela empresa foi uma carne desenvolvida com o tucumã, uma fruta da Amazônia.
Paralelo à feira, acontece também um fórum internacional com representantes da indústria de alimentos e bebidas debatendo novas tecnologias para o setor. O foco, diante da tragédia no Rio Grande do Sul, se voltou para a resiliência do segmento diante de eventos climáticos extremos.