Ouça ao vivo

Limeira fecha outono com o pior volume de chuvas desde 2014

Foto: BRK Ambiental/ Divulgação

Limeira encerra o outono de 2024 com o pior volume de chuvas dos últimos 10 anos. De janeiro a maio, choveu 525 milímetros no município, cerca de 43% menos do que os 911 milímetros registrados em 2023.

O levantamento é da concessionária BRK, responsável pelo abastecimento na cidade, considerando o balanço pluviométrico dos cinco primeiros meses do ano. Este é o pior resultado de Limeira desde 2014, quando choveu apenas 410 milímetros; e também o segundo pior resultado da série histórica registrada pela BRK.

O índice é influenciado pela persistência de uma massa de ar quente e seco na região, que também está no período de estiagem – quando há um volume ainda menor de chuvas – situação que deve durar até a metade de outubro.

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, a tendência é de que as atuais condições climáticas perdurem até o próximo dia 20, quando terá início do inverno, a estação mais fria do ano.

O período de estiagem se intensifica com a mudança de estação, porém, a queda no volume de chuvas nos primeiros cinco meses de ano foi acentuada e antecipou os meses de escassez pluviométrica.

Ao portal g1 Piracicaba, o gerente de Eficiência Operacional da BRK, Daniel Makino, explicou que o verão com ondas de calor atípicas – cenário se repetiu no outono – levou a um consequente aumento do consumo de água por parte da população.

Nesta semana, o Rio Jaguari opera normalmente, com vazão de 11 metros cúbicos por segundo, enquanto o mínimo necessário para a operação é de 1 metro cúbico. Já o Ribeirão Pinhal está com 64% da sua capacidade operacional, frente a um mínimo requerido de 60%, o que o coloca em condição de atenção. Os rios compõem as duas fontes de abastecimento de Limeira.

Em períodos de estiagem e com o clima mais quente do que o normal, a concessionária recomenda atitudes voltadas ao consumo consciente. Entre as dicas, estão: fechar a torneira na hora de escovar os dentes ou de ensaboar a louça; substituir a mangueira por baldes para a lavagem de veículos e aproveitar a água da lavadora de roupas para limpeza de quintais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Pais denunciam condições de creche usada emergencialmente em Campinas

Pais de alunos denunciaram ao Grupo EP, energia elétrica prejudicada, água imprópria para consumo e falta de gás no Centro de Educação Infantil Campo Florido II, em Campinas. De acordo com a prefeitura, a unidade está sendo usada emergencialmente para atender 295 crianças da escola Domingos Walter Schmidt durante obras. Os locais ficam a 800 metros de distância.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.