Barragem em Cordeirópolis deve funcionar até o fim do ano

Cordeirópolis ganha a partir desta quinta-feira (13) uma nova barragem que deve amenizar o problema da falta d’agua. O município passa a captar seis vezes mais a quantidade atual.
Foto: Reprodução/EPTV

Cordeirópolis ganha a partir desta quinta-feira (13) uma nova barragem que deve amenizar o problema da falta d’agua. O município passa a captar seis vezes mais a quantidade atual.

Foram 40 meses de obra em uma área construída de 730 mil metros, o equivalente a 47 campos de futebol.

Atualmente a cidade tem uma fonte de captação de 200 milhões de litros de água. Com a Barragem Santa Marina, esse número subirá para 1,7 bilhão.

A construção aconteceu por meio de recursos do Governo Federal, através do financiamento à infraestrutura e ao saneamento, além de convênios e recursos próprios da prefeitura municipal. O valor foi de R$24 milhões.

A cidade já enfrentou crises hídricas, principalmente em 1995, 2014 e 2015. Na época, a represa do Bairro Cascalho ficou quatro metros abaixo do limite do reservatório. O município decretou estado de calamidade e emergência pública. O racionamento era de 12 horas. 

Agora, a promessa é que Cordeirópolis não enfrente novamente esses episódios.  De acordo com Tamara Oliveira, diretora de obras, o volume de água deve estar disponível para a população até o fim do ano.

Atualmente o novo reservatório tem 2 metros de profundidade, mas pode alcançar 14.

Durante a obra foi realizado um programa de resgate de animais silvestres do local, como explica Joaquim Furtado Filho, secretário de meio ambiente.

A inauguração nesta quinta-feira marca o aniversário de 76 anos da cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.