Na última semana, albergue municipal registrou 81 acolhimentos durante ‘Operação Inverno’

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Campinas

Em Campinas, a sexta semana da Operação Inverno resultou em 81 acolhimentos de pessoas em situação de rua no albergue municipal, segundo balanço divulgado pela Prefeitura. Houve ainda 553 abordagens e foram distribuídos 734 cobertores. O número, de acordo com a administração municipal, representa uma queda de 11% em relação à semana anterior, quando foram registrados 91 acolhimentos no serviço de acolhimento, o Samim. A Operação começou em 1º de maio em Campinas.

“Mesmo nas noites mais frias, a Operação Inverno está comprometida em garantir dignidade e segurança às pessoas em situação de rua”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

Das abordagens registradas na sexta semana, 19 foram de idosos, 50 de mulheres, 478 de homens e 6 de pessoas LGBTQIA+. Desde o início da operação, houve 2.769 abordagens, foram distribuídos 3.662 cobertores e foram registrados 489 abrigamentos no Samim. Das abordagens registradas desde o início da Operação Inverno, 105 foram de idosos, 275 de mulheres, 2.339 de homens e 50 de pessoas LGBTQIA+.

A Operação Inverno é um serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. O serviço funciona, durante a Operação Inverno, de domingo a domingo no município. De segunda a sexta das 8h à meia-noite, nos finais de semana e feriados, das 18h à meia-noite. 

Caso alguma pessoa veja um morador em situação de rua necessitado de abrigo pode acionar o serviço, das 8h às 18h no número (19) 3253-4512. A partir do horário noturno, das 18h às 21h, a equipe pode ser acionada no whatsapp (19) 99984-6496.

O objetivo é abordar essas pessoas e, se elas aceitarem, encaminhá-las aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. Caso não aceitem, são ofertados cobertores para passar a noite. 

Ano passado, a Operação Inverno realizou 12.832 abordagens, foram entregues 19.707 cobertores e registrados 1.225 encaminhamentos para o albergue municipal, o Samim. Nenhuma morte por hipotermia foi registrada. O Samim tem capacidade para 120 pessoas, sendo 90 masculinas, 16 femininas, 10 mães com crianças e 4 leitos reservados para pessoas LGBT. 

Quando não há Operação Inverno, os trabalhos do SOS Rua ocorrem de segunda à sexta, das 8h às 22h.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.