Uma operação da Polícia Civil, com apoio da Guarda Municipal, lacrou quatro estabelecimentos em Campinas por armazenarem fios de cobre furtados nesta quinta-feira. Dos locais fechados, dois eram reincidentes, funcionando ilegalmente.
Durante a nova fase da operação Fio da Meada, oito estabelecimentos foram visitados, nos bairros Vila Nogueira, Parque São Quirino, Jardim Santana, Residencial Genesis, Jardim Flamboyant e Vila Guararapes, de acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo. As forças de segurança apreenderam em dois ferros-velhos 47 kg de fios de cobre, mas ninguém foi preso.
O delegado Luiz Fernando Dias de Oliveira explica que ainda precisa ser investigada a procedência dos fios para que indiciar os responsáveis por crime de receptação.
Segundo o delegado, os furtos de fios de cobre voltaram a crescer em Campinas. Há quatro meses, quando a Fio da Meada foi feita pela primeira vez, essa modalidade de crime havia apresentado queda na cidade.
Além de terem os estabelecimentos lacrados, os proprietários foram multados. O valor total é de cerca de R$ 23 mil. Durante a operação, uma pessoa foi intimada por desobediência, mas acabou liberada.