Pais denunciam condições de creche usada emergencialmente em Campinas

Foto: Thalita Souza/CBN Campinas

Pais de alunos denunciaram ao Grupo EP, energia elétrica prejudicada, água imprópria para consumo e falta de gás no Centro de Educação Infantil Campo Florido II, em Campinas. De acordo com a prefeitura, a unidade está sendo usada emergencialmente para atender 295 crianças da escola Domingos Walter Schmidt durante obras. Os locais ficam a 800 metros de distância.

Os questionamentos foram apresentados nesta quarta-feira (19), primeiro dia de aula após a mudança. A unidade de ensino, em reforma, atende alunos de 0 a 5 anos, que estudam em períodos integral ou parcial. A duração das obras será de três meses.

Paula Francinete de Araújo, mãe de uma das alunas, chegou a gravar um vídeo relatando os problemas encontrados ao deixar a filha.

A cabeleireira Rose Santos também questionou a situação.

A reportagem da CBN Campinas foi até o local na manhã desta quinta (20) e encontrou a CPFL realizando a troca de dois postes de energia.

A companhia confirmou que deu início aos serviços necessários para ligar a escola à rede de distribuição,. Disse ainda que o processo está dentro do prazo regulatório. E que a energização parcial do local, por ligação provisória, é medida prevista para novas construções.

A Prefeitura de Campinas disse que a transferência dos alunos foi feita diante de uma emergência, já que a entrada de estudantes estava planejada para agosto.

A nota complementa que energia foi normalizada nesta quinta-feira (20) e o abastecimento nos bebedouros será nesta sexta-feira, 21.

Completou que o gás de cozinha já foi ligado e a água para beber está sendo fornecida por galões.

A Prefeitura ressaltou ainda que não houve falta de água na escola, que a alimentação foi oferecida normalmente e que não existe problema estrutural na unidade.

O que diz a CPFL
“A CPFL Paulista esclarece que iniciou os serviços necessários para ligar a unidade em questão à rede de distribuição, após a informação de que as adaptações pendentes nas instalações internas do prédio, de responsabilidade da Prefeitura de Campinas, foram concluídas. Todo o processo está dentro do prazo regulatório. A concessionária esclarece ainda que a energização parcial do local, por ligação provisória, é medida prevista para novas construções”.

O que diz a prefeitura

O prédio do Centro de Educação Infantil (CEI) Campo Florido II está pronto. Foi entregue em 20 abril. E a entrada de alunos estava planejada para agosto, como foi comunicado à população.

Diante da emergência, porque a escola CEI Domingos Walter Schmidt, na Vila San Martin II, está passando por uma reforma do telhado, as 295 crianças foram transferidas para o local. São alunos de 0 a 5 anos, que estudam em períodos integral ou parcial. A transferência se deu pela proximidade entre as duas unidades, que é de 800 metros.

A CEI Campo Florido II está com toda a sua rede elétrica executada de acordo com as exigências da CPFL. O pedido de funcionamento com a capacidade total de eletricidade foi feito e a energia está normalizada nesta quinta-feira, 20 de junho.

Em relação ao gás de cozinha, já foi ligado e o abastecimento está normal.

Sobre a água para beber, está sendo fornecida por galões. Na tarde desta quinta-feira, a Sanasa vai fazer a desinfecção e lavar os reservatórios e o abastecimento nos bebedouros estará normalizado nesta sexta-feira, 21. Importante ressaltar que não faltou água na escola, nem mesmo para os banheiros, higienização, limpeza geral e para todos os recursos necessários.

Sobre a alimentação escolar, está sendo oferecida normalmente.

A reforma do telhado da CEI Domingos Walter Schmidt estará concluída em três meses.

A Administração reitera que não existe problema estrutural no Cei Campo Florido II. A energia elétrica, o gás e a água para higienização estão normais nesta quinta-feira na unidade. As crianças estão sendo atendidas em todas as suas necessidades de forma adequada.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas lança programação do Natal Caminhos dos Sonhos 2025 com atrações em toda a cidade

Sindicato dos Bancários protesta contra demissões no Itaú em Campinas

Polícia prende dois por fabricação de placas irregulares

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.