Ouça ao vivo

Pais denunciam condições de creche usada emergencialmente em Campinas

Pais de alunos denunciaram ao Grupo EP, energia elétrica prejudicada, água imprópria para consumo e falta de gás no Centro de Educação Infantil Campo Florido II, em Campinas. De acordo com a prefeitura, a unidade está sendo usada emergencialmente para atender 295 crianças da escola Domingos Walter Schmidt durante obras. Os locais ficam a 800 metros de distância.
Foto: Thalita Souza/CBN Campinas

Pais de alunos denunciaram ao Grupo EP, energia elétrica prejudicada, água imprópria para consumo e falta de gás no Centro de Educação Infantil Campo Florido II, em Campinas. De acordo com a prefeitura, a unidade está sendo usada emergencialmente para atender 295 crianças da escola Domingos Walter Schmidt durante obras. Os locais ficam a 800 metros de distância.

Os questionamentos foram apresentados nesta quarta-feira (19), primeiro dia de aula após a mudança. A unidade de ensino, em reforma, atende alunos de 0 a 5 anos, que estudam em períodos integral ou parcial. A duração das obras será de três meses.

Paula Francinete de Araújo, mãe de uma das alunas, chegou a gravar um vídeo relatando os problemas encontrados ao deixar a filha.

A cabeleireira Rose Santos também questionou a situação.

A reportagem da CBN Campinas foi até o local na manhã desta quinta (20) e encontrou a CPFL realizando a troca de dois postes de energia.

A companhia confirmou que deu início aos serviços necessários para ligar a escola à rede de distribuição,. Disse ainda que o processo está dentro do prazo regulatório. E que a energização parcial do local, por ligação provisória, é medida prevista para novas construções.

A Prefeitura de Campinas disse que a transferência dos alunos foi feita diante de uma emergência, já que a entrada de estudantes estava planejada para agosto.

A nota complementa que energia foi normalizada nesta quinta-feira (20) e o abastecimento nos bebedouros será nesta sexta-feira, 21.

Completou que o gás de cozinha já foi ligado e a água para beber está sendo fornecida por galões.

A Prefeitura ressaltou ainda que não houve falta de água na escola, que a alimentação foi oferecida normalmente e que não existe problema estrutural na unidade.

O que diz a CPFL
“A CPFL Paulista esclarece que iniciou os serviços necessários para ligar a unidade em questão à rede de distribuição, após a informação de que as adaptações pendentes nas instalações internas do prédio, de responsabilidade da Prefeitura de Campinas, foram concluídas. Todo o processo está dentro do prazo regulatório. A concessionária esclarece ainda que a energização parcial do local, por ligação provisória, é medida prevista para novas construções”.

O que diz a prefeitura

O prédio do Centro de Educação Infantil (CEI) Campo Florido II está pronto. Foi entregue em 20 abril. E a entrada de alunos estava planejada para agosto, como foi comunicado à população.

Diante da emergência, porque a escola CEI Domingos Walter Schmidt, na Vila San Martin II, está passando por uma reforma do telhado, as 295 crianças foram transferidas para o local. São alunos de 0 a 5 anos, que estudam em períodos integral ou parcial. A transferência se deu pela proximidade entre as duas unidades, que é de 800 metros.

A CEI Campo Florido II está com toda a sua rede elétrica executada de acordo com as exigências da CPFL. O pedido de funcionamento com a capacidade total de eletricidade foi feito e a energia está normalizada nesta quinta-feira, 20 de junho.

Em relação ao gás de cozinha, já foi ligado e o abastecimento está normal.

Sobre a água para beber, está sendo fornecida por galões. Na tarde desta quinta-feira, a Sanasa vai fazer a desinfecção e lavar os reservatórios e o abastecimento nos bebedouros estará normalizado nesta sexta-feira, 21. Importante ressaltar que não faltou água na escola, nem mesmo para os banheiros, higienização, limpeza geral e para todos os recursos necessários.

Sobre a alimentação escolar, está sendo oferecida normalmente.

A reforma do telhado da CEI Domingos Walter Schmidt estará concluída em três meses.

A Administração reitera que não existe problema estrutural no Cei Campo Florido II. A energia elétrica, o gás e a água para higienização estão normais nesta quinta-feira na unidade. As crianças estão sendo atendidas em todas as suas necessidades de forma adequada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.