Piracicaba, Cordeirópolis e mais duas cidades começam vacinação contra dengue

Foto: Divulgação

Mais três cidades da região de Campinas começam a vacinar contra a dengue nesta quarta-feira. Os municípios receberam na semana passada doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde, que decidiu ampliar, em todo o país, a quantidade de cidades que aplicam as doses. 

Em Piracicaba, a vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade. Nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab), e Unidades de Saúde da Família das 8h às 16h. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A cidade tem 24.538 casos confirmados, conforme o painel de monitoramento do governo do Estado, e sete mortes. Outras 10 mortes estão em investigação. 

Em Cordeirópolis, as doses são aplicadas das 8h às 11h e das 13h às 15h no Centro de Especialidades, Postos de Saúde do Centro, Jd. Juventude, Jd. Eldorado, Jd. Progresso, Jd. Cordeiro, Cascalho e Jd. São Luiz. A cidade tem 266 casos confirmados de dengue, com 1 morte registrada e outra em investigação. 

Em Engenheiro Coelho, as vacinas são aplicadas das 8h às 17h na Sala de Vacina, que fica no Centro. A cidade tem 608 casos confirmados, sem mortes. 

Na região de Jundiaí, Várzea Paulista começa nesta quarta-feira a aplicação das doses, exclusivamente na UBS Cruz Alta, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 15h. Município tem 3.158 casos confirmados, duas mortes e uma sob investigação. 

Águas de São Pedro inicia a vacinação nesta quinta-feira. Rio das Pedras fará um mutirão no sábado. Elias Fausto vai aplicar a vacina a partir da próxima segunda-feira na sala de vacinação da Estratégia da Saúde da Família de Cardeal. 

Capivari, Mombuca, Mogi Guaçu, Itapira, Ipeúna, Conchal e Rio Claro também receberam as doses, mas ainda não divulgaram o esquema de vacinação.  

Em Corumbataí, ainda não há data prevista, mas as vacinas serão aplicadas na UBS André Gimene. Charqueada só deve começar a vacinar depois do dia 26.

Conhecida como Qdenga, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.   

O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Como é uma vacina de vírus vivo atenuado, está contraindicada para gestantes e imunossuprimidos.  

Após receber a vacina, a criança deverá permanecer no local da aplicação por 15 minutos para verificação de eventuais efeitos colaterais. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Duas lojas de peças usadas de motos são interditadas em Campinas

CIATox descarta 3 amostras de pacientes com suspeita de intoxicação por metanol em Campinas

Semana de negócios e empreendedorismo reúne mercado com foco em tecnologia e digital

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.