PF apura esquema de fraudes tributárias no Estado de São Paulo; prejuízos devem superar R$1 bilhão

Foto: Reprodução/Polícia Federal

A Polícia Federal de Campinas e a Secretaria da Receita Federal investigam uma organização criminosa responsável por fraudes tributárias à empresários do Estado de São Paulo. Na região, uma empresa de Hortolândia foi vítima da organização, que prometia créditos falsos do PIS e Cofins.

Segundo a investigação, os criminosos emitiam certidões negativas de débitos para comprovar que estariam reduzindo ou quitando os tributos, cobrando percentuais com base no débito supostamente compensado. O total supera a quantia de R$ 1 bilhão em todo o Brasil.

De acordo com o delegado responsável pela investigação penal, João Gustavo de França Scovino, a apuração começou depois que uma empresa de Hortolândia usou créditos falsos para compensar débitos com a Receita Federal.

Scovino ainda explica além das medidas de busca e apreensão, a Justiça Federal autorizou o sequestro de bens e valores da organização criminosa.

O delegado da Polícia Federal de Campinas, Edson de Souza, afirma que até o momento nenhum membro da organização foi preso.

Segundo a investigação, o sistema funcionava há dez anos e durante esse tempo, diversos inquéritos foram instaurados pelo Brasil. Nesta terça-feira (18), 30 policiais federais e 17 servidores da Receita Federal cumpriram mandados de busca e apreensão em Osasco, Sorocaba, Campos do Jordão, Praia Grande e São Paulo.

De acordo com a Polícia Federal, além do Estado de São Paulo, os crimes foram registrados em outros 22 estados, somando 200 cidades. Ao todo, a abrangência das fraudes alcança compensações de 530 contribuintes.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Novo acesso viário do bairro Chácara Primavera será liberado nesta quarta, diz DER

Emdec multa 281 motoristas por uso irregular de vagas exclusivas no primeiro semestre

Preço da cesta básica se mantém estável em junho, aponta Observatório da PUC

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.