Ouça ao vivo

Referência no índice de perdas na distribuição, Campinas estuda nova opção para captar água

Foto: Thalita Souza/CBN Campinas

Campinas deve anunciar ainda neste mês de junho mais uma alternativa de captação de água para a cidade. A medida deve reduzir a dependência do abastecimento com o Rio Atibaia, que atende 95% da população. A confirmação aconteceu nesta terça-feira (18) pelo prefeito Dário Saadi e presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Junior.

Dário pontuou que a medida será anunciada após autorização estadual e federal.

A Sanasa, que administra o abastecimento no município, informou, ainda, que a troca dos 430 km de redes de água deve minimizar as perdas provocadas por vazamento.

Dados da administradora apontam que, em 1994, com 800 mil habitantes, Campinas retirava 116 bilhões de litros de água por ano dos rios. Em 2022, caiu em torno de 7%, sendo de 108 bilhões, mesmo diante do aumento da população para 1 milhão e 200 mil.

A queda é em razão do índice de perdas na distribuição. A metrópole se tornou referência no assunto  entre cidades brasileiras acima de 500 mil habitantes, como explica Manuelito Magalhães Junior, presidente da Sanasa.

A Sanasa ainda informou que regiões com o maior índice de perda foram priorizadas durante o serviço, que acontece desde 2021.  Bairros como Jardim Novo Campos Elíseos, Cidade Universitária, além dos distritos de Sousas e Barão Geraldo, estavam na lista.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.