Rio Piracicaba amanhece com cor de barro e assusta moradores

Foto: Edijan Del Santo/EPTV

A coloração do Rio Piracicaba, em Piracicaba, chamou atenção de moradores na manhã desta quarta-feira.

A água estava com coloração marrom e com aspecto barrento na região próxima da passarela pênsil.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) apura um problema na Estação de Tratamento de Água 2 que pode estar causando a mudança na coloração da água.

O Rio Piracicaba enfrenta uma situação de seca, com nível baixo, por conta do período de estiagem. Nesta quarta, o rio estava 62 centímetros abaixo do esperado para esta época do ano.

Em nota, a Cetesb informou que vai fazer uma vistoria no local. A Companhia diz que as irregularidades constatadas são recorrentes e de responsabilidade do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), durante a lavagem dos decantadores da ETA 2.

O Semae já tinha sido multado em janeiro deste ano em R$ 12 mil e o Ministério Público foi comunicado para providências. De acordo com o órgão ambiental, está em discussão um prazo para implantação de um novo sistema de tratamento de esgoto na cidade. O projeto está sendo elaborado pelo Semae.

A Cetesb esclareceu que há uma recorrência neste caso, mas até que seja feita a nova vistoria, não é possível confirmar que o problema atual esteja ocorrendo na lavagem dos decantadores.

A CBN Campinas aguarda posicionamento do Semae.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.