Ouça ao vivo

Saiba quais cidades da região começam vacinação contra dengue nesta semana

Foto: Reprodução EPTV

Mais cidades da região de Campinas começam a vacinar contra a dengue nesta semana. A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde, que ampliou o número de municípios que podem aplicar a dose, em meio à baixa procura em cidades onde a imunização acontece há mais tempo. 

Em Jundiaí, os imunizantes serão aplicados na Clínica da Família do bairro Hortolândia, das 8h às 18h; Clínica da Família 1, no Novo Horizonte, das 8h às 19h30; e na Unidade Básica de Saúde do Retiro, das 8h às 16h30. A cidade tem 21.651 casos da doença e nove mortes. 

Itupeva recebeu 1.240 doses da remessa do imunizante, que vão ser distribuídas em todas as Unidades Básicas de Saúde. A cidade registrou 491 casos de dengue, mas nenhuma morte. 

Em Jarinu, a vacinação acontece na sala da Unidade Mista de Saúde, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. No sábado, dia 22 de junho, será realizada um mutirão de vacinação contra a dengue das 8h às 15h no mesmo local. São 713 casos confirmados, sem morte.

Cabreúva terá vacinação nos postos de saúde, por ordem de chegada. A cidade recebeu 833 doses da vacina. O município registrou 709 casos e uma morte. 

Campo Limpo Paulista conta com 1.318 doses, disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde. A aplicação será das 7h30 até 11h30, com intervalo para o almoço, e das 13h até 15h. A cidade tem 1.143 casos e uma morte. 

Em Rafard, a vacinação acontece no Centro Municipal de Imunização, que funciona junto com o Espaço Pediátrico, das 7h30 até as 15h30, de segunda a sexta-feira. O município tem 899 casos de dengue confirmados, sem mortes.

Limeira também começa a vacinar nesta segunda-feira. Foram encaminhados 4.216 imunizantes. Seis Unidades Básicas de Saúde aplicam as doses: Graminha, Abílio Pedro, Hipólito 1, Aeroporto, Cecap e Campo Belo. A vacinação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Dados do painel do Estado mostram que Limeira tem 3.767 casos confirmados, com sete mortes. 

E em Iracemápolis, todas as unidades de saúde da cidade vão imunizar os adolescentes contra a dengue nos horários habituais de funcionamento. O município tem 910 casos confirmados, sem mortes. 

Em Araras, a vacinação começa nesta terça-feira, das 7h30 às 20h na UBS Antônio Carlos Fabrício, e das 7h30 às 15h30 no Centro de Referência Infantil Dr. Hercio Arantes, Estratégia de Saúde da Família Dr. Edmundo Ulson e Madre Carla Rabolin, além do Posto de Atendimento Médico Ênio Vitali, Posto de de Saúde da Família Lucia Meneghetti e UBS Antônio Simões Pontes. A cidade tem 926 casos confirmados de dengue, com duas mortes. 

As 11 salas de vacinação disponíveis em Leme começam a vacinar contra a dengue os adolescentes de 10 a 14 anos também a partir desta terça-feira. O município tem 3.116 casos confirmados, com cinco mortes registradas por dengue. 

Saltinho também começa a vacinação nesta terça. As doses serão aplicadas na Unidade Mista de Saúde, das 7h às 11h e das 13h às 15h. O município tem 870 casos confirmados, sem mortes.

Louveira vai aplicar as doses a partir desta terça-feira em todas as unidades básicas de saúde do município, nos horários habituais de funcionamento. A cidade tem 1.249 casos e duas mortes.

Em São Pedro, a vacinação começa nesta terça-feira, e será realizada das 8h às 15h nas UBSs São Dimas, São Francisco, Dorotheia, Nova São Pedro, Alpes das Águas, Bela São Pedro e na Umis. A cidade tem 911 casos confirmados, sem mortes.

Em Piracicaba e Cordeirópolis, a vacinação começa na quarta-feira. Rio das Pedras fará um mutirão no sábado. Elias Fausto vai aplicar a vacina a partir da próxima segunda-feira na sala de vacinação da Estratégia da Saúde da Família de Cardeal.

Santa Gertrudes, Capivari, Engenheiro Coelho, Charqueada, Mombuca, Águas de São Pedro, Várzea Paulista, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira, Ipeúna, Conchal e Rio Claro também receberam as doses, mas ainda não divulgaram o esquema de vacinação. Em Corumbataí, ainda não há data prevista, mas as vacinas serão aplicadas na UBS André Gimene. 

Conhecida como Qdenga, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.  

O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Como é uma vacina de vírus vivo atenuado, está contraindicada para gestantes e imunossuprimidos. 

Para receber a dose, os adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável, apresentar a carteirinha de vacinação e o CPF, e não ter sido diagnosticado com dengue nos últimos seis meses. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.