Sumaré poderá ter 2º turno nas eleições municipais de 2024 

Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história os eleitores de Sumaré poderão ter que voltar às urnas em outubro para decidirem quem será o chefe do executivo municipal para os próximos quatro anos. 

Isso pode ocorrer porque, segundo números divulgados pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, Sumaré ultrapassou a marca de 200 mil eleitores, condição prevista na Constituição Federal para a realização de um segundo turno nas cidades em que nenhum candidato à prefeitura alcance a maioria absoluta dos votos.  

A maioria absoluta é atingida quando a votação obtida é equivalente a pelo menos a metade dos votos válidos (sem contar os brancos e nulos) mais um.  

Em Sumaré, o total registrado em 2020 era de 189.410 eleitores e agora, com dados de maio passado, é de 203.238.  

Campinas é a outra cidade da Região Metropolitana onde o 2º turno já é uma prática adotada, quando cabível. O município, atualmente, é o terceiro maior colégio eleitoral, com 885.534 eleitores, ficando atrás apenas de Guarulhos, com 952.379 e São Paulo, com 9.335.237 eleitores aptos a votarem. 

Dos 645 municípios paulistas, ao todo 30 têm a possibilidade de segundo turno nas Eleições 2024. Além das já citadas cidades da RMC (Campinas e Sumaré), outras duas da região podem ter a decisão adiada para outubro: Piracicaba e Limeira. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça mantém prisão de empresários suspeitos de financiar plano para matar promotor

Veículos com sinais de adulteração são apreendidos em Nova Odessa

Policiais ficam feridos após perseguição em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.