Um total de 56 toneladas de lixo foi retirado de um espaço público na Rua Rosa Belmiro Ramos, no bairro Ortizes, em Valinhos. O local é um “ponto viciado” para desova e descarte irregular de materiais.
Do terreno foram retirados colchões, sofás, móveis, entulhos, sacolas, restos de alimentos e outros materiais. Foram necessários sete caminhões para a retirada de tudo.
Além da desova de materiais, o local estava ocupado por um morador em situação de rua e acumulador compulsivo que foi encaminhado para um abrigo municipal de pessoas em situação de vulnerabilidade social, e segue sendo acompanhado pela secretaria de Assistência Social.
As equipes realizaram a retirada de lixo, o corte de mato e a destinação correta dos materiais.
A prefeitura instalou placas de conscientização à população sobre o descarte irregular de lixo em espaços públicos e fechará a entrada do terreno.
No próprio bairro há um Ecoponto, que recebe móveis, colchões, sofás, sucatas, eletrônicos, restos de construção, podas e óleo de cozinha usado em garrafas pet. O espaço fica na Rua João Bissoto Filho, número 2.245, ao lado do Recanto dos Velhinhos, e funciona de segunda a sábado das 7h40 às 16h.