Motoristas de app devem ter pontos exclusivos de embarque em Viracopos  

Em Campinas, já existe um bolsão destinado ao estacionamento e a espera de veículos de transporte por aplicativos, administrado por uma empresa privada desde 2021. 
Foto: Fernanda Alves/CBN Campinas

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, prevê a criação de um espaço exclusivo para embarques no meio-fio do terminal de passageiros, exclusivo para motoristas de aplicativo.

A ideia é semelhante ao projeto de adoção do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. 

Uma das passageiras que estava na área de embarque de Viracopos, Marina Zanini, afirma que o preço do transporte por aplicativo compensa mais do que os outros. Ela acredita que o projeto de Guarulhos é importante. 

Em Campinas, já existe um bolsão destinado ao estacionamento e a espera de veículos de transporte por aplicativos, administrado por uma empresa privada desde 2021. A CBN Campinas esteve lá e apurou que o espaço fica em um local afastado do embarque dos passageiros no aeroporto. Os motoristas de aplicativo pagam R$2 reais por dia para permanecer no espaço. 

Procurada, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que não é responsável pela área, mas faz fiscalizações de trânsito e operações periódicas no entorno. 

Apesar de já existir um bolsão, e mesmo com a promessa que um espaço gratuito seja colocado, o motorista de aplicativo Damião Bezerra, reclama que a concorrência com outros condutores chega a ser desleal.  Ele afirma que a fila virtual utilizada pelos aplicativos é injusta, e que se fossem filas iguais aos taxis que ficam na área embarque, facilitaria as corridas. 

De acordo com a Emdec, foram realizadas 16 operações de fiscalização de trânsito e transporte, que resultaram na abordagem de cerca de 1,7 mil veículos entre janeiro e junho deste ano. No mesmo período, 29 veículos de transporte por aplicativo foram recolhidos ao Pátio Municipal. 

A empresa ainda destacou que independentemente do local de atuação, para prestar o serviço no município, é preciso manter relação direta com as empresas escolhidas para a intermediação de suas viagens. Os veículos devem exibir identificação visual com QR Code, no vidro dianteiro ou no painel frontal do veículo. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.