Os moradores região do Parque Floresta em Campinas que desejam realizar castração gratuita e a microchipagem de cães e gatos precisam realizar o agendamento até essa quinta-feira, dia 18.
Segunda a prefeitura, agendamento pode ser feito das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Ginásio de Esportes Jorge Mendonça, localizado na Rua Alziro Arten, s/n, no Conjunto Habitacional Parque da Floresta, distrito do Campo Grande. São 1.000 vagas disponíveis.
As castrações serão realizadas entre os dias 22 e 26 de julho. Para fazer o agendamento, o responsável pelo animal deve morar em um dos bairros contemplados, ser maior de 18 anos, além de apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Só podem passar pelo procedimento os animais que tenham sido previamente agendados.
A equipe da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, responsável pelo programa de castração, reforça que a cirurgia é um ato importante, que assegura melhor qualidade de vida e longevidade aos animais. Além de evitar fugas, comportamentos agressivos, marcação de território, ninhadas indesejadas e, por consequência, o abandono de filhotes.
A administração explica ainda que a esterilização ajuda a prevenir doenças, como infecções e tumores de mama, útero, próstata e testículos. Ao aderir ao programa, os tutores recebem orientações sobre o pré e o pós-operatório, e levam os medicamentos necessários para concluir a recuperação dos animais em casa.
Já sobre a Microchipagem, Os animais assim que castrados, recebem a implantação de microchips subcutâneos, dispositivos de identificação que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, além de dados sobre o responsável, e seu endereço. As cirurgias acontecem no Castramóvel, ônibus adaptado que circula pelos bairros campineiros para realizar as castrações e microchipagem de cães e gatos.