Neste ano, durante os dias 24 de julho e 31 de agosto, os campineiros poderão visitar a Mostra Museu, um rico acervo de 200 obras assinadas por artistas de 40 países, incluindo duas artistas locais: Ana Helena Grimaldi e Kate Manhães, no Instituto Pavão Cultural, na Cidade Universitária, e no CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp, no Botafogo. A entrada é gratuita.
A Mostra Museu nasceu no auge da Covid-19 com o propósito de unir arte, música e tecnologia, dando visibilidade à produção artística gerada no período do isolamento social, com foco nas linguagens de artes visuais e música.
As obras visuais integram diferentes linguagens: criações digitais, desenho, design gráfico, pintura, fotografia, grafite, poesia visual, vídeo arte, colagem, instalação, performance, body art, entre outras manifestações híbridas.
O projeto também tem um olhar para a sustentabilidade. Nas duas edições itinerantes, compensou a emissão de quatro toneladas de CO2, o equivalente a captura de carbono de 16 árvores, por meio do projeto Santa Maria, de preservação florestal da Amazônia.
A Mostra Museu estará em Campinas a partir do dia 24 de julho e segue até 31 de agosto, com funcionamento de quarta à sábado das 15h às 20h no Instituto Pavão Cultural, localizado na Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, na Cidade Universitária, em Barão Geraldo, e no CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp, localizado na Rua Mario Siqueira, 829, no Botafogo, de segunda à sexta, das 8h30 às 18h.
*Texto de Marília Coimbra, sob supervisão de Felipe Pereira.