A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta segunda-feira (15) a distribuição de 10 mil doses da nova vacina contra a covid-19 (XBB), da fabricante Moderna, para os centros de saúde. A expectativa é de que todas as unidades estejam abastecidas com o imunizante até quarta-feira, dia 17. As doses foram entregues pelo Estado na sexta (12).
A vacina é disponível apenas para grupos prioritários. Ao todo, são 500 mil pessoas que se enquadram como público alvo. E, por enquanto, não há confirmação de datas das próximas remessas.
Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, fala que o município depende do Estado para receber o imunizante.
O município começou em maio a aplicação da nova vacina contra covid-19. Campinas já recebeu 36 mil doses do Estado desde maio.
Os grupos prioritários são pessoas com 5 anos ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença. A lista inclui:
- pessoas de 60 anos ou mais;
- pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores;
- pessoas imunocomprometidas;
- indígenas;
- ribeirinhos;
- quilombolas;
- gestantes e puérperas;
- trabalhadores da saúde;
- pessoas com deficiência permanente;
- pessoas com comorbidades;
- pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos);
- funcionários do sistema de privação de liberdade;
- adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- pessoas em situação de rua.
A recomendação é de uma dose semestral para as pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas. E de uma dose anual para os demais grupos prioritários.
Quem já recebeu outra vacina contra covid-19 em 2024 e faz parte dos grupos prioritários precisa de nova dose da nova vacina, respeitando o intervalo de pelo menos três meses do imunizante anterior.
Crianças não vacinadas ou que nunca receberam alguma dose de vacina contra covid-19 devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas.
Para receber a dose não é preciso agendamento. Basta apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação (se tiver).
Em 2024, Campinas contabiliza 7.568 casos de covid-19 e 70 óbitos.
Com relação as doses, o Estado informou que aguarda envio da vacina contra Covid-19 por parte do Ministério da Saúde (MS).