No próximo sábado, 3 de agosto, a Secretaria de Saúde de Campinas programou uma busca ativa nos bairros da cidade para a vacinação contra o sarampo e a poliomielite em crianças de 6 meses a 4 anos de idade que ainda não tomaram os imunizantes.
Durante a ação, os agentes de saúde vão percorrer pelo menos 201 bairros com objetivo de verificar a imunização contra as duas doenças. O monitoramento inclui a aplicação de doses das vacinas em residências que tiverem cadernetas com atraso.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, os agentes de saúde devem estar de jaleco e identificados nas visitas às residências.
Chaúla ainda faz um apelo para que as crianças estejam em casa no sábado e os pais ou responsáveis deixem as cadernetas separadas para a verificação pelas equipes.
A ação faz parte de uma mobilização nacional contra a paralisia infantil em decorrência da substituição gradativa da vacina oral para a versão injetável, conforme medida anunciada pelo governo federal em julho do ano passado.
O sarampo é uma doença contagiosa, transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala, especialmente em ambientes fechados. O vírus provoca febre, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. A doença pode levar à morte, principalmente em crianças pequenas.
A pólio também é uma doença contagiosa causada por um vírus que afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O último caso da doença ocorreu em 1989 e em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus.