Ouça ao vivo

Centros de Saúde de Campinas estão sem a 2º dose da vacina contra dengue

O município completou três meses do início da campanha de vacinação nesta última quinta-feira (11), e a prefeitura informou que não recebeu as vacinas e aguarda o envio do Estado.
Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde

Quem procura os Centros de Saúde (CSs) de Campinas para tomar a segunda dose da vacina contra dengue não encontra o imunizante, isso porque, segundo a administração, a cidade está sem doses para a aplicação de roforço.

O município completou três meses do início da campanha de vacinação nesta última quinta-feira (11), e a prefeitura informou que não recebeu as vacinas e aguarda o envio do Estado.

A aplicação da primeira dose do imunizante começou no dia 11 de abril, quando a cidade recebeu 15 mil doses para a população de 10 a 14 anos. Segundo a recomendação da saúde, é preciso ter um intervalo mínimo de três meses entre a 1ª e a 2ª dose. 

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que recebeu 191,2 mil doses do Ministério da Saúde na quarta-feira (10) e encaminhou aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs), que devem distribuir aos municípios.

Segundo a administração, a aplicação do reforço pode ser feita mesmo após o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde e que isso não prejudica o esquema de vacinação.

A Secretaria de Saúde orienta que em caso de febre, a população deve procurar um dos 68 centros de saúde para o diagnóstico clínico e pede que não banalizem a doença ou façam automedicação.

O que diz o Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que recebeu, do Ministério da Saúde (MS), 191.290 doses de vacina contra a dengue nesta quarta-feira (10). Estas estão sendo encaminhadas e devem chegar, no início da próxima semana, aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs), que distribuem os imunizantes aos municípios contemplados. A cobertura vacinal é de 14,5%, na população de 10 a 14 anos de idade. A aquisição das vacinas, bem como a definição dos municípios contemplados e das quantidades para cada cidade, cabe exclusivamente ao MS”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.