Os locais de alagamentos frequentes em Campinas começaram a receber obras de melhoria na última segunda-feira, 1º de julho, quando foi publicada a ordem de serviço dos trabalhos.
A execução do plano antienchente, segundo a Prefeitura, inclui oito obras de combate às enchentes nas bacias do córrego Serafim, na avenida Orosimbo Maia e no córrego Proença, na avenida Princesa d’Oeste.
O investimento é de mais de R$ 205 milhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. O prazo de conclusão é de 24 meses. Os serviços serão executados pelo Consórcio de empresas JDPF, vencedor da licitação.
O projeto será realizado em duas etapas. Na primeira, serão construídos dois piscinões na Princesa d’Oeste e um piscinão na Orosimbo Maia.
O primeiro piscinão subterrâneo será o da Praça Paranapanema. O Município informou que o reservatório da Praça de Esportes Paranapanema será coberto, para que a praça continue no local.
Durante a operação, nos momentos de cheia, a água vai entrar por uma galeria subterrânea e será escoada por outra, por meio de quatro bombas.
Os outros dois serão na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) na praça que fica no cruzamento com a avenida Engenheiro Carlos Stevenson, e o terceiro, na avenida Orosimbo Maia, na praça próxima ao Mercado Municipal.
“Esse primeiro piscinão faz parte de um conjunto de obras nos córregos Serafim e Proença para resolver o problema das enchentes da região central. É uma sequência de obras e estamos muito animados com essa etapa inicial, que vai trazer um benefício gigantesco para a contenção das enchentes na região do córrego Proença”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro.
Após a primeira fase, outras cinco obras incluem a segunda fase: um reservatório na Orosimbo Maia, um na Norte Sul/ Princesa d’Oeste e uma terceira obra de remodelação no piscinão já existente na avenida Norte Sul, que servirá para os dois córregos.