Com investimento de mais de R$ 205 milhões, obras do plano antienchente são iniciadas em Campinas

Foto: Reprodução YouTube/CBN Campinas

Os locais de alagamentos frequentes em Campinas começaram a receber obras de melhoria na última segunda-feira, 1º de julho, quando foi publicada a ordem de serviço dos trabalhos.

A execução do plano antienchente, segundo a Prefeitura, inclui oito obras de combate às enchentes nas bacias do córrego Serafim, na avenida Orosimbo Maia e no córrego Proença, na avenida Princesa d’Oeste.

O investimento é de mais de R$ 205 milhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. O prazo de conclusão é de 24 meses. Os serviços serão executados pelo Consórcio de empresas JDPF, vencedor da licitação.

O projeto será realizado em duas etapas. Na primeira, serão construídos dois piscinões na Princesa d’Oeste e um piscinão na Orosimbo Maia.

O primeiro piscinão subterrâneo será o da Praça Paranapanema. O Município informou que o reservatório da Praça de Esportes Paranapanema será coberto, para que a praça continue no local.

Durante a operação, nos momentos de cheia, a água vai entrar por uma galeria subterrânea e será escoada por outra, por meio de quatro bombas.

Os outros dois serão na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) na praça que fica no cruzamento com a avenida Engenheiro Carlos Stevenson, e o terceiro, na avenida Orosimbo Maia, na praça próxima ao Mercado Municipal.

“Esse primeiro piscinão faz parte de um conjunto de obras nos córregos Serafim e Proença para resolver o problema das enchentes da região central. É uma sequência de obras e estamos muito animados com essa etapa inicial, que vai trazer um benefício gigantesco para a contenção das enchentes na região do córrego Proença”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro.

Após a primeira fase, outras cinco obras incluem a segunda fase: um reservatório na Orosimbo Maia, um na Norte Sul/ Princesa d’Oeste e uma terceira obra de remodelação no piscinão já existente na avenida Norte Sul, que servirá para os dois córregos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Desrespeito e falta de manutenção em ciclofaixas se tornaram comuns em Barão Geraldo

Incêndio Mercadão de Piraricaba

Incêndio no Mercadão de Piracicaba começou em fritadeira elétrica, aponta perícia

fogo Capivari

Bombeiros de Capivari combatem incêndio de 22 mil m² iniciado por adolescente de 13 anos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.