Ouça ao vivo

Emdec prevê substituição de fios de cobre por alumínio nos semáforos de Campinas

Foto: Fernanda Alves/CBN Campinas

Campinas registrou 71 ocorrências de furtos de fios de semáforos entre janeiro e início de julho deste ano. No mesmo período em 2023 foram nove ocorrências, um aumento de 689%, segundo o levantamento feito pela Emdec, empresa que administra o trânsito na cidade.

Nesta terça-feira (02), o semáforo entre a Avenida José de Sousa Campos e a Rua Carlos Stevenson também foi alvo de criminosos, que levaram fios de cobre. No período da manhã os sinais das ruas pararam de funcionar e prejudicaram o trânsito das vias. 

O Valdir de Abreu é fiscal de uma loja que fica em frente ao cruzamento. Ele afirma que esses casos prejudicam o comércio. Já a aposentada Vera Lúcia mora perto da região central de Campinas. Ela conta que já encontrou restos de fiações nas calçadas. 

Segundo o coordenador de Implantação e Manutenção Semafórica, Paulo Conde, o aumento dos furtos pode ser explicado pela revenda desse material.

Paulo ainda conta que uma das medidas para prevenção e controle desses furtos é a substituição dos fios. Ele afirma que inicialmente os fios serão substituídos em locais que já são marcados pelos criminosos.

De acordo com a Emdec, os 71 casos registrados nos primeiros seis meses deste ano equivalem a mais de 3,8 km de fiação elétrica e um prejuízo é de R$69,1 mil.

O que diz a segurança?

Em nota, a Polícia Militar informou que atua em conjunto com a Polícia Civil para identificar receptadores e realiza operações em ferros-velhos. Segundo a PM, 809 infratores foram presos e 47 armas de fogo apreendidas na 1ª Delegacia Seccional da cidade. E que as ações possibilitaram, na área do 13º DP de Campinas, uma queda de 14% nos primeiros cinco meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Além disso, a Guarda Municipal informou que realiza patrulhamento de modo prolongado e em casos de situação de furto de fio, os agentes abordam o autor e fazem a condução para o distrito policial. Ainda disse que realiza operações para identificar receptadores deste tipo de material e que a população pode denunciar pelo 153. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

MP pede explicações ao DAEE sobre barragem de Pedreira

O Ministério Público solicitou dentro do prazo de 30 dias que o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia do Governo Estadual, apresente o plano de segurança da barragem de Pedreira, incluindo mapas com projeções das obras.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.