Emdec prevê substituição de fios de cobre por alumínio nos semáforos de Campinas

Foto: Fernanda Alves/CBN Campinas

Campinas registrou 71 ocorrências de furtos de fios de semáforos entre janeiro e início de julho deste ano. No mesmo período em 2023 foram nove ocorrências, um aumento de 689%, segundo o levantamento feito pela Emdec, empresa que administra o trânsito na cidade.

Nesta terça-feira (02), o semáforo entre a Avenida José de Sousa Campos e a Rua Carlos Stevenson também foi alvo de criminosos, que levaram fios de cobre. No período da manhã os sinais das ruas pararam de funcionar e prejudicaram o trânsito das vias. 

O Valdir de Abreu é fiscal de uma loja que fica em frente ao cruzamento. Ele afirma que esses casos prejudicam o comércio. Já a aposentada Vera Lúcia mora perto da região central de Campinas. Ela conta que já encontrou restos de fiações nas calçadas. 

Segundo o coordenador de Implantação e Manutenção Semafórica, Paulo Conde, o aumento dos furtos pode ser explicado pela revenda desse material.

Paulo ainda conta que uma das medidas para prevenção e controle desses furtos é a substituição dos fios. Ele afirma que inicialmente os fios serão substituídos em locais que já são marcados pelos criminosos.

De acordo com a Emdec, os 71 casos registrados nos primeiros seis meses deste ano equivalem a mais de 3,8 km de fiação elétrica e um prejuízo é de R$69,1 mil.

O que diz a segurança?

Em nota, a Polícia Militar informou que atua em conjunto com a Polícia Civil para identificar receptadores e realiza operações em ferros-velhos. Segundo a PM, 809 infratores foram presos e 47 armas de fogo apreendidas na 1ª Delegacia Seccional da cidade. E que as ações possibilitaram, na área do 13º DP de Campinas, uma queda de 14% nos primeiros cinco meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Além disso, a Guarda Municipal informou que realiza patrulhamento de modo prolongado e em casos de situação de furto de fio, os agentes abordam o autor e fazem a condução para o distrito policial. Ainda disse que realiza operações para identificar receptadores deste tipo de material e que a população pode denunciar pelo 153. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

pico das cabras

Compensação ambiental por incêndio no Pico das Cabras estima plantio de ao menos 100 mil árvores

Vinhedo alerta para uso racional da água; ainda não há racionamento

Quadrilha coagia famílias de caminhoneiros durante o descanso nas estradas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.