Emdec registra aumento nos pedidos de radares em vias de Campinas desde 2021

Avenida Ruy Rodrigues lidera nos pedidos de radares. Foto: Emdec/Divulgação

Responsável pelo trânsito na cidade, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vem registrando aumento nos pedidos de instalação de radares nas ruas e avenidas de Campinas, desde 2021. O levantamento foi solicitado pela CBN à empresa de trânsito.

Em 2023, foram recebidas 133 solicitações de implantação de radares. O número foi 92,7% maior que o registrado em 2022, que registrou 69 solicitações. Já em 2021, foram 21 registros.

Estes três últimos anos, de 2021 a 2023, totalizam 223 pedidos. Desse número, 12 vias concentram 96 das solicitações, o que corresponde a 43,2%.

A Avenida Ruy Rodriguez lidera, com 31 solicitações. A Avenida John Boyd Dunlop vem em seguida: 17 pedidos de radares. Depois, vem a Avenida Camucim, com 10 solicitações de fiscalização eletrônica. Com cinco pedidos cada uma, nos últimos três anos, estão a Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) e a Rua Ary Barroso.

Apesar de a Avenida Ruy Barbosa liderar no número de radares, a moradora dessa região da cidade, Daniela Lopes, aponta que muitos motociclistas não respeitam os radares ou a sinalização semafórica.

“Deveria ter mais radar, principalmente por foto, porque os motociclistas não respeitam mesmo. Os dois radares desse trecho da avenida eles não respeitam de jeito nenhum. Até o semáforo eles não esperam. Já presenciei acidente duas vezes”, disse Daniela.

Em 2024, de janeiro a junho, foram registradas 25 solicitações de implantação de radares. Duas delas foram para a avenida Ruy Rodriguez. As demais estão pulverizadas em vias de diferentes características, incluindo avenidas que frequentemente são citadas nas solicitações de radares, como a John Boyd Dunlop e a Camucim.

A Emdec recebe solicitações de implantação de radares enviadas pela população, pelos canais de atendimento da empresa, como 118, Fale Conosco Emdec, aplicativo, chatbot e Whatsapp, ou da Prefeitura de Campinas, telefone 156 e protocolos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.