Quem foi cedo coletar exames de rotina nas unidades municipais de saúde de Campinas foi surpreendido. Simples exames, como de sangue, não puderam ser feitos, o motivo é que a Prefeitura restringiu as coletas apenas a casos de urgência e emergência. A autônoma Rita de Cássia Oliveira foi uma dessas pessoas que precisou voltar pra casa insatisfeita.
O motivo da restrição, segundo a secretaria de saúde , é a troca do sistema de informação do Laboratório Municipal. A realização dos exames de rotina deixou de ser feita na última quarta-feira, dia 10, e a previsão de retorno é para a segunda quinzena de julho.
Ainda segundo a prefeitura, a troca do sistema deve modernizar e agilizar os exames analisados no Laboratório Municipal. No Centro de saúde, no bairro São Bernardo, também estão suspensos os exames rotineiros, no entanto, segundo a administração, os de sangue relacionados às suspeitas de dengue, febre maculosa e algumas sorologias seguem acontecendo normalmente, além de alguns testes rápidos de sorologia, como hiv, sífilis e hepatites.