Uma semana após a paralização na coleta de exames de rotina, os centros de saúde de Campinas voltaram a realizar o serviço. A interrupção aconteceu, segundo a Prefeitura, por conta da mudança do sistema de informação do Laboratório Municipal.
Na semana passada, pacientes que foram até unidades de saúde acabaram precisando voltar para casa sem a coleta dos exames, o que gerou transtornos e atraso em consultas, já que muitos alegaram que não foram avisados da pausa dos exames.
Segundo a prefeitura, embora os exames de rotina tenham sido pausados, os de urgência, emergência, graves e pré-operatórios seguiram normais. Ainda segundo a Administração, o paciente que precisar reagendar exames deve procurar pelo centro de saúde de referência. No caso de demanda espontânea, basta comparecer à unidade nos dias e horário de coleta. Conforme afirmou a Secretaria de Saúde, o novo sistema de informação tem como objetivo modernizar e agilizar as análises usadas em diagnósticos e tratamentos de pacientes do SUS Municipal.