A greve de trabalhadores do INSS continua em todo o Brasil, e, na região de Campinas, várias agências estão com atendimentos comprometidos.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo, a agência de Sumaré atende apenas perícias médicas — já que os médicos-peritos não paralisaram as atividades.
Em Campinas, a agência que fica na Rua Barreto Leme (chamada Campinas-Centro) está parcialmente funcionando. A unidade da Avenida das Amoreiras está fechada.
Em Hortolândia, Amparo, Itu, Santa Bárbara d’Oeste e Americana, o atendimento é parcial. Em Nova Odessa, o sindicato vai fazer uma reunião com servidores.
Segundo a entidade, gestores entregaram os cargos, e servidores de demandas jurídicas também estão paralisados.
Na área de cobertura da CBN Campinas, as agências de Rio das Pedras, Artur Nogueira, São Pedro, Conchal, Rio Claro, Piracicaba, Salto, Araras, Limeira e Campo Limpo Paulista também estão fechadas.
Os servidores estão em greve pedindo negociações com o governo para demandas salariais e de infraestrutura.
O INSS tem 19 mil servidores ativos. A maior parte, 15 mil, é formada por técnicos, responsável pela maioria dos serviços da instituição, além de 4 mil analistas. Ao todo, 50% dos servidores, atuam com trabalho remoto, em home office.
Por meio de nota, o INSS informou que vai estudar medidas para que a população não seja afetada. Informou que mais de 100 serviços podem ser realizados pelo Meu INSS, plataforma e aplicativo.
Além da Central de atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7 horas da manhã às 10 horas da noite. Quem necessitar de serviços como requerimento, cumprimento de exigência, e solicitação de auxílio-doença, por exemplo, pode usar esses meios.