Hospital PUC-Campinas comunica superlotação de pacientes; 275% acima da capacidade

foto: Anahp

O Hospital PUC-Campinas comunicou que enfrenta uma superlotação no Pronto-Socorro Adulto do Sistema Único de Saúde, o SUS. A unidade informa que tem capacidade instalada de 20 leitos, mas possui, até essa quinta-feira (25) contabilizou 75 pacientes internados, todos de alta complexidade.

Segundo a unidade, entre as demandas de maior complexidade estão pacientes com problemas cardiovasculares, neurológicos e com doenças respiratórias “exacerbadas por causa do inverno”.

Conforme levantamento do Portal G1, isso representa um atendimento 275% acima da capacidade. Em maio, a unidade já havia enfrentado outra situação de atendimento muito acima da capacidade.

Diante do cenário, e “para garantir e preservar a segurança técnica assistencial e o atendimento de qualidade”, a unidade informa o quadro atual para que a população busque outras instituições de saúde.

O Hospital PUC-Campinas não tem um atendimento Porta Aberta pelo SUS, e na teoria, recebe apenas pacientes encaminhados pela rede.

Mas a unidade informa que todos que procuram a unidade por demanda espontânea passam por classificação de risco, e que “há uma busca grande de casos de alta complexidade” no momento. Ainda segundo o comunicado, o Hospital tem trabalhado “em conjunto com a Secretaria de Saúde para remanejamento dos pacientes menos complexos”. “A superlotação é comunicada diariamente aos órgãos públicos competentes e à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross)”

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas lidera volume de chuva no Estado em 24h, mas registra apenas queda de árvore

Mutirão contra a dengue mobiliza cidades da região neste sábado (8)

Americana faz mutirão de saúde para homens neste sábado (8)

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.