Imprudência pode ser a principal causa de acidentes em linha férrea de Hortolândia

foto: Lucas Neri/CBN Campinas

Um cruzamento de uma linha férrea em Hortolândia voltou a ser debate sobre imprudência no trânsito após um trem de carga e um caminhão colidirem no bairro Vila Real nesta segunda-feira (15).

Embora esse acidente não tenha deixado ninguém ferido, o local possui um histórico de outras ocorrências com veículos e até atropelamento com vítima fatal, como em 2023 que um homem morreu tentando atravessar a linha.

O trecho tem grande circulação de veículos e pedestres. O aposentado Sebastião Yassusi, que frequenta um comércio próximo à linha diz que a imprudência é um dos principais motivos dos acidentes.

Além da buzina, o trem também precisa diminuir a velocidade quando passa por esses cruzamentos como determina o código de trânsito brasileiro. Atualmente, o local possui semáforos e placas que sinalizam os riscos, no entanto não tem cancelas. Ainda segundo Sebastião Yassusi, mesmo quando havia cancela, isso também não impedia alguns motoristas.

A empresa RUMO, responsável pela linha, iniciou há cerca de um mês a construção de um pontilhão, que deve desviar o trânsito. A estimativa para entrega é de um ano. Até lá, o local segue sendo debate de opiniões, João Vitor, estudante, que passa pela linha todos os dias.

Já para o motociclista de aplicativo Edison Mendes, a passagem do trem, nunca foi um problema.  

Em nota, a Prefeitura de Hortolândia informou que o viaduto terá quatro faixas distribuídas em dois sentidos, que ligará as avenidas São Francisco de Assis e Santana, e que isso vai trazer facilidade de acesso e desenvolvimento urbano. Além disso, o empreendimento abrangerá a construção de uma rotatória e ciclovias para mobilidade e segurança dos pedestres e ciclistas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Postes têm risco de queda na Estrada da Rhodia em Campinas

Piracicaba faz novo Arrastão da Dengue neste sábado

Jaguariúna realiza campanha de doação de sangue neste sábado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.