CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justiça do Trabalho determina fim de cobrança de taxa para funcionários públicos

Uma decisão liminar da 9ª Vara da Justiça do Trabalho determina que a prefeitura de Campinas deixe de cobrar contribuições sindicais ao Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de

Justiça do Trabalho determina fim de cobrança de taxa para funcionários públicos
Foto: Lucas Neri/CBN Campinas

Uma decisão liminar da 9ª Vara da Justiça do Trabalho determina que a prefeitura de Campinas deixe de cobrar contribuições sindicais ao Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas.

A liminar foi dada depois daquela semana, no final de junho, em que foram registradas longas filas de servidores em frente ao sindicato para que funcionários não sindicalizados pudessem escrever a carta rejeitando a cobrança de 3% no valor dos salários.

Outro motivo para a decisão judicial foi a notificação feita pela prefeitura de que não faria o desconto da taxa de contribuição negocial para estatutários.

A prefeitura de Campinas informou que não foi notificada, oficialmente, sobre a liminar e, assim que for, vai analisar a situação.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas informa que ainda não foi notificado sobre a decisão da Justiça, e que vai tomar as medidas judiciais cabíveis quando analisar o documento.

O sindicato diz também que vai acionar o Ministério Público do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho denunciando a violação à Constituição Federal, bem como o desrespeito à Liberdade e à autonomia sindical.

O recolhimento de 3% sobre o salário-base dos servidores é feito em duas vezes, entre julho e atrássto. O valor é direcionado, segundo o sindicato, à manutenção dos serviços prestados para a categoria.

Compartilhe

Conteúdos