Mortes de motociclistas no trânsito em Campinas aumentam 42% em relação ao ano passado

Ação de prevenção a acidentes com pipas instalou antenas em motocicletas. Foto: Aline Albuquerque/ CBN Campinas

Dados do Boletim Informativo de Mortes no Trânsito da Emdec apontam um aumento de 6% nas mortes registradas nas vias urbanas de Campinas. Este ano já foram 35 vidas perdidas no trânsito, de janeiro a maio, enquanto nesse mesmo período do ano passado foram 33 mortes. Somente no mês de maio, foram registradas 13 mortes, aponta a empresa responsável pelo trânsito.

As principais causas analisadas pelo departamento de trânsito foram excesso de velocidade e o consumo de álcool. O relatório da Emdec foi divulgado nesta terça-feira (2).

Entre as 35 mortes nas vias urbanas, 17 (49%) eram motociclistas, ou seja, os motociclistas seguem sendo as principais vítimas no trânsito. Enquanto no ano passado, entre janeiro e maio de 2023, foram 12 mortes  – um aumento de 42%.

Em 2023, 83 motociclistas ou garupas perderam a vida em acidentes, em vias urbanas ou rodovias, em Campinas, representando 52% das 159 mortes por acidentes registrados no período.

Para conscientizar os motociclistas e tentar diminuir esses indicadores, concessionárias da região, a Renovias, CCR Autoban e a Emdec, realizaram uma blitz educativa. A ação nesta quarta-feira (3) foi feita na Avenida José de Souza Campos.

Para promover a segurança desses condutores, as empresas instalaram gratuitamente antenas corta-pipa, que protegem o motociclista contra as linhas das pipas, principalmente as cortantes.

A ação é estratégica porque neste período do ano é comum soltar pipas, não só pelo clima, com vento e sem chuva, mas também pelo período de férias escolares. O gerente de operação da concessionária explica mais sobre o trabalho feito para a prevenção de acidentes.

“No mês de julho temos as férias escolares, as crianças que soltam pipas e, com isso, se usarem indevidamente a linha com cerol, o motociclista, ao se deparar com essa linha de cerol, a antena corta-pipa que está sendo instalada pode prevenir esse acidente, que pode até ser fatal”, explicou o representante da concessionária.

O corretor de seguros Claudeci de Oliveira sabe da gravidade dos acidentes envolvendo motos e por isso garantiu a instalação de uma antena na moto dele.

“A gente vê muito acidente com linha de pipa, as imagens assustam. A antena não atrapalha em nada, não fica feio, porque segurança nunca é demais”, disse o motociclista.

Vale ressaltar que o uso de cerol é proibido, e que a conscientização precisa partir dos pais. Para quem for pego com cerol, a multa pode chegar a R$ 1.326,50. No caso dos estabelecimentos que forem identificados vendendo esse material proibido, a multa pode chegar a R$ 132 mil reais, conforme a legislação estadual.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.