MP de Piracicaba apura nova mortandade de peixes no Rio Piracicaba

Foto: Reprodução/MP

O Ministério Público de Piracicaba apura uma nova mortandade de peixes registrada no Rio Piracicaba nesta segunda-feira. Não há relação com o caso do Ribeirão Tijuco Preto. 

Segundo o promotor Ivan Carneiro, dessa vez os peixes mortos foram vistos em um ponto chamado Rego da Boyes, 8km de distância em relação ao caso anterior. 

Desta vez, ainda conforme o promotor, a mortandade foi causada por um descarte de água do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba, o Semae, após o esvaziamento de um tanque utilizado no processo de tratamento de água para abastecimento. 

A Cetesb, a Polícia Ambiental, o Instituto de Criminalística e o técnico do Ministério Público estiveram no local. Houve coleta dos peixes que agonizavam e amostras da qualidade da água descartada pelo Semae.

Operadores e representantes do serviço municipal vão ser ouvidos no Ministério Público.  

A Cetesb informou que fez uma inspeção na Estação de Tratamento de Água Luiz de Queiroz, da Semae, onde foi constatado o lançamento irregular de efluentes. 

O Semae informa que o material que chega ao rio Piracicaba é resultado da limpeza dos filtros e decantadores da Estação de Tratamento, procedimento necessário para manter o funcionamento da captação e abastecimento.  

A autarquia afirma ter colhido amostras da água do rio Piracicaba e, após análises, não foram constatadas mudanças na oxigenação e que, por isso, descarta que a mortandade aconteceu por causa disso. 

Além dos depoimentos previstos, o Semae vai pedir à Cetesb e ao Ministério Público uma reunião para solução do caso em conjunto. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Autoescola fecha e deixa alunos no prejuízo em Campinas

Rua da Abolição tem interdição parcial para construção de adutora até 2026

Procon vai monitorar reclamações sobre ligações indevidas por 90 dias

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.