Número de eleitores sobe em Campinas; Mulheres seguem como maioria

foto: Roberto Jayme/TSE

O número de moradores aptos para votar em Campinas (SP) nas eleições municipais de outubro cresceu 4,9% em comparação com pleito de 2020. A cidade tem o terceiro maior número de eleitores de São Paulo e o maior do interior do estado.  Em 2020, 843.433 eleitores puderam votar, esse ano, 884.726 podem ir até às urnas.  

Já o que não mudou no perfil dos eleitores é que as mulheres seguem sendo maioria em Campinas. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral às mulheres são aproximadamente 53%, contra 47% de homens.

O levantamento do TSE também mostra que a maioria dos eleitores é solteiro com 56% dos casos, ensino médio completo também lidera com relação à escolaridade com 30,4%. E no perfil de idade, quem segue afrente são os eleitores entre 45 e 59 anos de idade, com 25,6% do levantamento.

O cientista político, Bruno Silva, comentou a respeito do perfil do eleitorado em Campinas, que segundo ele, segue possuindo alguns problemas, principalmente relacionados à falta das mulheres e dos jovens dentro da política.

Neste ano, os eleitores vão às urnas escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro, e o segundo turno, caso haja necessidade, será dia 27 de outubro. O raio-X completo com infográficos e informações detalhadas dos eleitores de Campinas pode ser visto no portal G1

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.