Número de eleitores sobe em Campinas; Mulheres seguem como maioria

foto: Roberto Jayme/TSE

O número de moradores aptos para votar em Campinas (SP) nas eleições municipais de outubro cresceu 4,9% em comparação com pleito de 2020. A cidade tem o terceiro maior número de eleitores de São Paulo e o maior do interior do estado.  Em 2020, 843.433 eleitores puderam votar, esse ano, 884.726 podem ir até às urnas.  

Já o que não mudou no perfil dos eleitores é que as mulheres seguem sendo maioria em Campinas. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral às mulheres são aproximadamente 53%, contra 47% de homens.

O levantamento do TSE também mostra que a maioria dos eleitores é solteiro com 56% dos casos, ensino médio completo também lidera com relação à escolaridade com 30,4%. E no perfil de idade, quem segue afrente são os eleitores entre 45 e 59 anos de idade, com 25,6% do levantamento.

O cientista político, Bruno Silva, comentou a respeito do perfil do eleitorado em Campinas, que segundo ele, segue possuindo alguns problemas, principalmente relacionados à falta das mulheres e dos jovens dentro da política.

Neste ano, os eleitores vão às urnas escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro, e o segundo turno, caso haja necessidade, será dia 27 de outubro. O raio-X completo com infográficos e informações detalhadas dos eleitores de Campinas pode ser visto no portal G1

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Zé Carlos renuncia ao cargo de vereador após admitir pedido de propina

Câmara aprova projeto e Piracicaba deve pagar servidores ainda nesta segunda

Licenciamento vencido e estacionamento irregular lideram remoções de veículos em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.