Ônibus chegam a ter 15 anos de idade na RMC; até 10 é o recomendado

Foto: Arquivo CBN

Desconfortáveis, quentes e sucateados, são algumas das observações que passageiros do transporte público de Campinas classificaram alguns dos ônibus da frota do Consórcio Bus+ que opera na cidade.

As críticas são voltadas aos ônibus mais antigos que circulam em algumas linhas, como conta a doméstica Maristela Xavier.

A média de idade recomendável para a circulação de ônibus urbanos é de 10 anos, no entanto, em algumas linhas têm veículos com até 15 anos, como na linha Artur Nogueira a Campinas, via Holambra. Alguns outros chegam a ter 13 anos e rodam em linhas de Engenheiro Coelho a Cosmópolis, eventualmente na Campinas x Cosmópolis.

Para a faxineira Rosângela dos Santos, isso trás um grande desconforto.

A média de idade recomendável é de 10 anos.  Ao todo, o Bus+ tem 319 veículos cadastrados ativos na frota da EMTU com idade média de 8 anos, conforme levantamento. A frota é formada por seis empresas: Transportes Capellini, Expresso Metrópolis, Viação Fênix, Salamanca, Campestre e Jota Jota. A Transportadora Salamanca possui 6 ônibus, com idade média de 11 anos, a Expresso Jota Jota tem apenas um ônibus com 11 anos de idade. A Expresso Metrópoles Transportes e Viagens tem 12 ônibus, com 10,5 anos de média, a Expresso Fênix Viação: tem 2 ônibus, com média de 4 anos, a Auto Viação Campestre também tem apenas 1 ônibus, com idade de 11 anos e a Transportes Capellini, líder do consórcio, possui 297 ônibus, com média de 7,87 anos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Chuvas superam média nas Bacias PCJ, mas Cantareira segue em nível crítico

Chuva forte atinge Campinas e Defesa Civil alerta para risco de tempestades

Polícia Rodoviária prende dois por tráfico na Dom Pedro em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.