A Polícia Federal de Campinas cumpriu na manhã desta quinta-feira um mandado de busca e apreensão em Assis, no Noroeste Paulista, para aprofundar investigação sobre um suspeito de criar e manter sites na internet simulando sistemas do Governo Federal para consulta de saldos e eventuais créditos disponíveis ao cidadão.
A investigação, que faz parte da Operação Sete Dígitos, começou após uma denúncia feita por um internauta da região de Campinas que desconfiou do golpe.
No falso site, para efetuar a consulta, era necessário que a vítima inserisse as credenciais do cadastro federal, que era chamado de “SouGov”. O nome verdadeiro é Gov.br.
Quando o usuário colocava as informações de login e senha no sistema, os dados eram coletados indevidamente e poderiam usados em fraudes contra a vítima.
Segundo a Polícia Federal, o suspeito mantém outra página na internet oferecendo e vendendo aparelhos celulares topo de linha por valores irrisórios, para também aplicar golpes, não entregando os aparelhos.
Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos celulares e computadores que serão encaminhados para perícia.