Poluição de usina causa nova mortandade de peixes em Piracicaba

Foto: reprodução/EPTV

A poluição que atingiu o Rio Piracicaba na última semana e deixou quase três toneladas de peixes mortos em Piracicaba, chegou ao Tanquã nesta terça-feira (16). O local é uma área de preservação ambiental, considerado o mini pantanal paulista. 

A equipe da EPTV esteve no local na manhã desta terça-feira e encontrou milhares de peixes mortos espalhados na água.

Os técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), fizeram uma nova inspeção e medição de oxigênio, constatando que os resíduos industriais despejados de forma irregular pela Usina São José, de Rios das Pedras, alcançaram a região. 

Em nota, a prefeitura de Piracicaba informou que fará uma reunião amanhã (17), com órgãos e instituições que integraram a força-tarefa para limpeza do rio Piracicaba, para elaboração de um plano de ação para a remoção de resíduos.  

Segundo a administração, o órgão acompanha a situação junto com a Cetesb, que deve elaborar um laudo detalhado sobre a mortandade no Rio Piracicaba nos próximos dias.

Também em nota, a Cetesb que uma nova amostra foi solicitada na última quinta-feira, para identificar, de forma efetiva, qual foi o agente poluidor que eliminou oxigênio da água do Ribeirão Tijuco Preto, e, consequentemente, do Rio Piracicaba, e causou a morte de quase três toneladas de peixe. Segundo a companhia, o relatório do auto de infração será disponibilizado no dia 19 de julho.

Reportagem em atualização*

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Av. Francisco de Paula Souza será interditada para obras da Sanasa neste domingo (3)

Carro bate em ônibus ao passar sinal vermelho no Centro de Campinas

Falsos entregadores rendem família e roubam R$ 72 mil em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.