Ouça ao vivo

Prefeitura apura conduta de GM que ameaçou disparar granada de lacrimogêneo em evento

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Campinas vai apurar a conduta de um guarda municipal que ameaçou jogar uma granada de gás lacrimogêneo em uma batalha de rima, caso ela não fosse encerrada, no Largo do Pará. O evento, chamado ‘Batalha do Cálice’, aconteceu neste último sábado (13) e contou com cerca de 500 pessoas.

Em um vídeo que repercutiu nas redes sociais, é possível ver o guarda ameaçando os apresentadores e dizendo que o som estava alto, ultrapassando o volume máximo permitido. Quando o homem percebe que estava sendo filmado, ele dá um tapa no celular da gravação.

Em nota, a Secretaria de Cultura e Turismo confirmou que o evento tinha apoio e alvará para ser realizado. Disse ainda, que a Guarda Municipal foi acionada por moradores porque o som estava muito alto, perturbando o sossego, o que foi comprovado pela medição dos decibéis, que estavam acima do permitido, e porque estava no horário limite de encerramento. 

A pasta também confirmou que vai apurar a conduta do GM que esteve na ação e reforçou que apoia o movimento e acredita no diálogo e na boa convivência. Segundo a secretaria, o alvará concedia permissão para realização do evento até às 21h. 

A equipe que organizou a batalha informou, em nota, que aguarda nesta segunda-feira (15), uma reunião com o prefeito para apuração de ameaças e agressões registradas em vídeo. Ainda afirmou que lamenta o ocorrido “de violência policial pois cumpriu todos os protocolos exigidos de planejamento institucional”.

O Projeto Cultural vem recebendo apoio crescente da sociedade e reafirma que as atividades de CULTURA DE RUA estão fortalecidas e que o diálogo democrático na busca de soluções inteligentes, pacíficas e inclusivas são grandes diferenciais da atual administração pública em comparação aos tempos da Idade Média onde não havia uso da razão frente aos fatos nos assuntos públicos”, informou.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.