Não é de hoje que os pedestres que passam pela região do viaduto Miguel Vicente Cury enfrentam o medo. Localizado na região central de Campinas, o local é conhecido pela alta quantidade de pessoas em situação de rua, uso de drogas e também pela má iluminação.
Segundo informações de um ouvinte CBN que preferiu não se identificar, passar pela região se tornou perigoso.
Mesmo com a manutenção da iluminação do local, furtos e destruição dos cabos de energia contribuem para a escuridão, como conta Maciel Antônio, comerciante da região.
Sobre a segurança da região, fomos até o local durante o dia. Guardas municipais realizando o patrulhamento. E embora a presença policial tenha inibido o consumo de drogas em baixo do viaduto, ruas da região, acabaram se tornando esses pontos de acordo com outra comerciante, que preferiu não se identificar.
Em nota, a Guarda Municipal informou que atua dia e noite no Centro da cidade com o objetivo de coibir e atuar contra a criminalidade. Viaturas motorizadas e guardas municipais a pé mantêm patrulhamento diário e constante na região central de forma dinâmica, reforçando especialmente em áreas com mais concentração de pessoas, como próximo aos terminais de ônibus e Rua 13 de Maio. As equipes também se deslocam conforme necessidade. E que desde outubro do ano passado, a GM implantou o programa Centro Mais Seguro, com a intensificação do patrulhamento com guardas municipais a pé que percorrem praças, terminais, pontos de ônibus e outros locais com grande circulação de pessoas.
A nota ainda afirma que o Centro conta com monitoramento por câmeras. E que a corporação realiza regularmente operações para reprimir atividades ilícitas, como tráfico de drogas e receptação de materiais furtados, que são feitas ou somente pela GM ou de forma integrada com as polícias civil e militar.
Sobre a quantidade de pessoas em situação de rua, a secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, falou que é uma preocupação da prefeitura.
Atualmente a responsabilidade da iluminação pública de Campinas é do Consórcio de empresas Conecta, no contrato com a prefeitura prevê a substituição total da iluminação da cidade por lâmpadas de leds, além da ampliação de pontos que precisam de luz. O consórcio também é responsável pela manutenção da iluminação de toda a cidade.
O Consórcio Conecta informou que, nos últimos 2 meses, foram atendidas 22 ocorrências na região do Viaduto Cury, com episódios de lâmpadas quebradas, cabos rompidos e luminárias vandalizadas. Por se tratar de uma região de grande fluxo de pessoas e alto índice de vandalismo, diz o consórcio que a região é considerada uma área crítica.
Em junho, a Conecta instalou 18 novos pontos para reforçar a iluminação na passagem de pedestres do viaduto, buscando oferecer mais segurança para quem faz esse trajeto.
O consórcio responsável pela iluminação ainda lembra que o projeto completo de revitalização da iluminação do viaduto Miguel Cury deve ser implementado nos próximos 90 dias.