Sumaré: Famílias são retiradas da Vila Soma durante reintegração de posse

Foto: Johnny Inselsperger/EPTV

Na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Militar foi acionada para cumprir uma ordem judicial de reintegração de posse na Vila Soma, em Sumaré. Ao todo, segundo a administração, cinco lotes foram reintegrados. A operação foi pacífica.

A área tem quase 1 milhão de metros quadrados, o equivalente a 140 campos de futebol. Essa não é a primeira vez que acontece esse tipo de ação na região.

O advogado das famílias informou que a reintegração é para retirar quem se recusou a assinar um contrato de alienação fiduciária sobre um imóvel que já teve o valor pago à associação de moradores do bairro.

Informou ainda que os moradores não tiveram a prestação de contas dos valores arrecadados, e estão sendo coagidos a assinar um contrato que força o pagamento de algo que já era deles.

Em 2019, houve um acordo que determinou que cada família deveria pagar R$ 250 mensais para ter a posse do terreno, até totalizar R$ 60 milhões. No ano seguinte, o processo que envolvia a falência da antiga indústria Soma, a compra da área pela empresa FEMA, e a destinação das famílias foi encerrado pelo Supremo Tribunal Federal.

Por meio de nota, a prefeitura de Sumaré informou que a reintegração é uma determinação judicial vinda do Ministério Público, depois de uma ação movida pela empresa, e que, mesmo não fazendo parte do processo, vai prestar auxílio às famílias que necessitarem, por meio da Secretaria de Habitação.

A comunidade existe desde 2012 e foi legalizada em 2017. A Defensoria Pública estima que, em toda a área, pelo menos 10 mil pessoas vivam no terreno.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Comerciante é preso em Vinhedo por vender bebida alcoólica a adolescente 

Polícia fecha bingo clandestino em Campinas

Comerciante é preso em Indaiatuba por vender mais de 500 produtos falsificados

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Comerciante é preso em Indaiatuba por vender mais de 500 produtos falsificados

A Polícia Civil prendeu em flagrante, um comerciante que vendia roupas, calçados e óculos falsificados em uma loja no bairro Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba. A ação foi realizada pela equipe da 1ª DIG/DEIC de Campinas, após denúncia feita por representantes de marcas famosas. No local, os policiais apreenderam 514 peças com indícios de falsificação, incluindo itens de várias marcas. Parte dos produtos foi entregue ao representante das marcas, e outra parte será usada em perícia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.