Em celebração ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância do apoio, proteção e incentivo ao aleitamento materno, o banco de Leite Humano do Hospital Maternidade de Campinas está intensificando a campanha de doação de leite.
De acordo com a Maternidade, o ideal para o estoque é de 200 litros de leite por mês para o atendimento dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI). Mas neste ano, a média mensal varia de 67 a 80 litros, número muito abaixo do necessário para estoque.
No ano passado a média mensal foi de 101 litros doados, sendo a metade do necessário. A média de doadoras, no ano passado era de 71 mulheres por mês, já em 2024 a média caiu para 63.
A gerente de enfermagem do SUS e do Banco de Leite Humano da Maternidade, Larissa Bueno Pimentel, explica que para ser doadora é necessário que a mãe seja saudável, que esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite o bebê mamar.
A mulher deve entrar em contato pelo telefone (19) 3306-6039 para o cadastramento, agendar coleta de sangue, receber as orientações e os materiais para a coleta e armazenamento do leite.