Entre janeiro e junho de 2024, as quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Campinas além dos prontos-socorros dos hospitais Ouro Verde e Mário Gatti foram responsáveis por 440,3 mil atendimentos a pacientes que utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde).
O número é 9,1% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, o equivalente a 37 mil pacientes atendidos a mais.
De acordo com informações da Prefeitura de Campinas, a maior procura se deu em decorrência dos casos das doenças respiratórias e a epidemia de dengue que atingiram a cidade especialmente entre fevereiro e junho.
Para buscar suportar a alta na procura pelos atendimentos, a administração informou que ampliou em 50% o número de leitos pediátricos de terapia intensiva (UTI) no Hospital Ouro Verde
Disse também que ampliou o número de profissionais de saúde nos prontos-socorros e unidades de pronto atendimento. Além disso, suspendeu, em março, as autorizações de licenças-prêmios de médicos e multiprofissionais por 180 dias.