A prefeitura de Piracicaba informou que a Avenida Jaime Pereira, que passa pela Pedreira do Bongue, deve ter duas faixas liberadas ao trânsito a partir do meio-dia desta quarta-feira.
A desinterdição total da avenida, que deve acontecer até o fim do dia, vai ser possível com a abertura de uma vala de contenção no local onde duas rochas se desprenderam no final do mês de julho.
Segundo a Secretaria de Obras e Zeladoria, valas foram abertas em outras partes da pedreira, e se mostraram uma solução mais adequada, segundo um geólogo de uma empresa contratada pela prefeitura para fazer o trabalho de análise após a queda.
O trabalho não foi feito anteriormente pois, de acordo com a pasta, não haviam sido registrados desprendimentos de pedras no trecho.
A expectativa da administração é que, com a abertura das valas, mesmo rochas que desprendam da pedreira não atinjam mais a avenida, como aconteceu em outras situações.
A via, que faz a ligação dos bairros Jupiá e Bongue, está interditada desde a queda de duas rochas, em 26 de julho. Motoristas tem que desviar por ruas internas dos bairros para conseguir retornar ao trecho liberado da avenida.
O geólogo contratado pela prefeitura afirma que não há risco, ao menos por enquanto, de novos desprendimentos. As análises continuam acontecendo.