Avião que saiu de Cascavel com 61 pessoas cai em Vinhedo; todos morreram

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma aeronave caiu em Vinhedo, no bairro Capela, no início da tarde desta sexta-feira (9). A empresa responsável pelo avião, Voepass, confirmou que 61 pessoas estavam a bordo, sendo 57 passageiros e 4 tripulantes.

Segundo a Prefeitura de Valinhos, todas as pessoas que estavam a bordo morreram no acidente. A Prefeitura de Valinhos participou da operação conjunta para assistência ao acidente aéreo, mobilizando 20 homens, sendo três viaturas da Guarda Civil Municipal de Valinhos e uma da Defesa Civil. O Município confirmou que não houve sobreviventes.

A aeronave caiu sobre uma casa, em um condomínio do bairro. As três pessoas que moram na residência não foram atingidas pelo avião e estão bem.

As informações são de que o avião teria perdido altitude, caído em uma casa e explodido logo em seguida. Imagens do acidente registraram muita fumaça, por conta da explosão. As causas do acidente ainda serão investigadas.

A aeronave, que seria da empresa Voepass, antiga Passaredo, decolou de Cascavel, no Paraná, e ia em direção à Guarulhos.  

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município estão no local. A Santa Casa e o Hospital Galileu, em Valinhos, informaram que já estão preparados para receber as vítimas. A Defesa Civil também foi acionada ao local para acompanhar a ocorrência.

Segundo Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião, do modelo ATR72, suporta até 68 passageiros.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionada para atuar na ocorrência.

Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a ação inicial da ocorrência.

A Voepass informou, em nota, que acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

Informaram que estão prestando informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h.

Já a gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informou, em nota, que uma operação de emergência pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.

NOTA ABEAR
Acidente aéreo no interior de SP

A ABEAR lamenta o acidente com o voo 2283 operado pela VOEPASS ocorrido nesta sexta-feira (09/08) na região de Vinhedo (SP). A aeronave decolou de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A ABEAR se solidariza com os familiares dos passageiros e tripulantes. Conforme divulgado pela VOEPASS, a companhia está prestando assistência pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h.

O Instituto Médico Legal (IML) de Campinas foi acionado para o município.

O governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se manifestou com relação à queda do avião em Vinhedo, na tarde desta sexta-feira. Ele cumpre agenda oficial em Itajaí, Santa Catarina e, durante o evento, pediu para que todos os convidados ficassem em pé e pediu um minuto de silêncio.

*Reportagem em atualização.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.