O avião da Voepass que caiu em Vinhedo esteve com o sistema de degelo inoperante em pelo menos seis ocasiões em três dias de julho do ano passado. A informação é do jornal O Globo, que teve acesso a relatórios de um sistema interno da companhia aérea.
Segundo a reportagem, em ao menos uma vez, uma recomendação técnica de não voar para o Sul, de modo a evitar uma região mais propícia a condições climáticas adversas para este tipo de problema, não foi seguida.
Problemas com o funcionamento do sistema de degelo estão entre as possíveis causas que podem ter contribuído para o acidente, segundo especialistas.
A Voepass afirma que corrigiu as falhas ao identificá-las no ano passado e declara que o sistema estava operante no dia do acidente.
O sistema de degelo do ATR integra a chamada lista de equipamentos mínimos, que reúne equipamentos e instrumentos que, mesmo inoperantes, não impedem uma decolagem, desde que sejam seguidas determinadas condições e limitações de operações.
Esses equipamentos entram no relatório de Ação Corretiva Retardada — que é a lista de ações pendentes de manutenção.
Os relatórios mostram que inspeções em solo detectaram o problema na aeronave, que tinha a matrícula PS-VPB, nas bases de Ribeirão Preto, Porto Alegre e Congonhas.
No dia 13 de julho de 2023, em Ribeirão Preto, o responsável pela manutenção escreveu que a aeronave apresenta “restrições de gelo” e recomendou que se devia “evitar mandar o avião para o Sul”. Mas no mesmo dia, o avião seguiu para Porto Alegre. Na capital do estado do Sul do país, a manutenção do aeroporto voltou a apontar que o sistema de degelo estava inoperante.
A Voepass confirmou que “após identificação de falha no sistema em 18 de julho de 2023, o reparo no sistema de degelo da aeronave PS-VPB, foi iniciado e concluído no mesmo dia”.
A companhia acrescentou que, na sexta-feira, o avião “estava aeronavegável e apto a realizar o voo, dentro da legislação estabelecida”. Questionada pelo jornal se o sistema de degelo estava operante na data, a empresa afirmou que o equipamento sim funcionava.