Nos últimos dias, a população da região de Campinas tem enfrentado um desafio duplo: as altas temperaturas e a baixa umidade do ar. Com termômetros registrando máximas acima dos 34°C e a umidade relativa do ar com índices críticos abaixo dos 14%. O que fez com que a Defesa Civil de Campinas emitisse um alerta sobre os riscos desse período, como a prática esportiva ao ar livre entre 10 horas da manhã e 4 da tarde. No entanto, nem todos conseguem seguir essas orientações, como é o caso do personal trainer Marcelo Pereira, que praticava corrida no horário do almoço em volta da lagoa do Taquaral em Campinas.
Embora exercícios físicos sejam sinônimos de saúde, o período é de cuidado, como explica o pneumologista Helder Camargo Preto.
Para o médico o cuidado com as vias respiratórias também merece atenção
Diante desse cenário, entre as principais recomendações estão algumas bem básicas, como a hidratação, o que para o comerciante Marcelo Silva, é bom para os negócios. Ele é vendedor de sucos em um quiosque da Lagoa do Taquaral em Campinas, e viu as vendas subirem 50% nessa semana.
De acordo com a defesa civil, o fim de semana deve ser de temperaturas mais baixas, mas até sexta-feira a baixa umidade do ar e as temperaturas altas continuam na região.