Campinas conta com 7 escolas estaduais interessadas no ensino cívico-militar

Nesta quinta-feira (1) começa mais uma etapa do processo de escuta da comunidade escolar para a adesão ao programa de escolas cívico-militares da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). A região de Campinas registra 18 unidades interessadas em aderir ao modelo, sendo 7 apenas em Campinas, entre elas a Orosimbo Maia, no Centro, e Júlio de Mesquita, no Jardim das Oliveiras.  
Imagem: Reprodução/Google Street View

Nesta quinta-feira (1) começa mais uma etapa do processo de escuta da comunidade escolar para a adesão ao programa de escolas cívico-militares da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). A região de Campinas registra 18 unidades interessadas em aderir ao modelo, sendo 7 apenas em Campinas, entre elas, a Orosimbo Maia, no Centro, e Júlio de Mesquita, no Jardim das Oliveiras.  

Até o dia 15 de agosto, as escolas interessadas serão responsáveis por fazer consultas públicas para que a comunidade escolar opine e vote pela adesão ou não à modalidade. O voto deve ser registrado por meio da Secretaria Escolar Digital. Podem participar desta etapa pais ou responsáveis de alunos menores de 16 anos de idade; estudantes a partir de 16 anos; professores e outros profissionais da equipe escolar.  

Outras duas rodadas de consulta estão previstas para unidades que não atingirem a quantidade de votos válidos. Para esses casos, a segunda será entre de 20 a 22 de agosto. Caso seja necessário, uma terceira rodada deve ocorrer entre 27 e 29 de agosto.

Durante o processo, se mais do que 45 comunidades escolares manifestarem interesse no programa, serão adotados critérios de desempate para a seleção. A escola deve atender a parâmetros como a aprovação da comunidade escolar; índice de vulnerabilidade social; índices de fluxo escolar; e de rendimento escolar.

A previsão é de que as escolas selecionadas sejam divulgadas até o final de agosto. No período também ocorre a primeira etapa do processo de matrículas e transferências na rede estadual de ensino. Os estudantes ainda poderão registrar transferências para as escolas selecionadas ou outras unidades até o início de setembro.

No dia a dia, o modelo propõe a presença de militares, que cuidarão da disciplina dos estudantes, com os profissionais da educação, que serão responsáveis pelo conteúdo passado nas salas de aula.

A expectativa da Educação de SP é iniciar o projeto em 2025.  

ESCOLAS ESTADUAIS EM CAMPINAS
Jornalista Roberto Marinho: R. Sudoeste, s/n – Vila Renascenca
Júlio Mesquita: R. Daniel Cesário de Andrade, 190 – Jardim dos Oliveiras
Orosimbo Maia: Av. Andrade Neves, 214 – Centro
Professor Aníbal de Freitas: R. Primeiro de Março, 38 – Jardim Guanabara
Professor Messias Gonçalves Teixeira: altura do número 204, R. Adão Gonçalves, s/n – Jardim Nova Aparecida
Professora Maria de Lourdes Campos Freire Marques: Av. Dr. André Tosello, 65 – Jardim Paraiso de Viracopos
Reverendo Eliseu Narciso: R. Sebastião de Campos, 16 – Dic III (Cj Hab R Novaes)

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.