O número de contratações temporárias cresceu em Campinas no primeiro semestre de 2024. Uma pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) aponta que o dado é o melhor desde 2020.
Em 2022, o setor começa a se recuperar após a pandemia, com 891 contratações. Em 2023, o número sobe para 1.055 e, em 2024, para 1.351 oportunidades.
O Marcos Contrin faz parte destes números. Ele foi contratado temporariamente há um mês para o cargo de linha de produção, em uma indústria de alimentos. Agora se dedica para garantir a efetivação.
O jovem Elivelton Pedro exerce o mesmo cargo na empresa e também quer garantir uma vaga fixa.
O Marcos e o Elivelton fazem parte dos 200 temporários contratados pela empresa, no período de junho e julho, para iniciar a produção de fim de ano. Além disso, outros 500 profissionais serão necessários para a fabricação de produtos para Halloween e a Páscoa do ano que vem.
Segundo, Geraldo Netto, diretor de capital humano da empresa, existe chance para a efetivação.
O segundo semestre também deve apresentar números positivos, como explica Mario Eduardo Campos, economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas.
Para este ano, em Campinas, a projeção é de 9.155 vagas temporárias. Número superior ao ano passado, que registrou 8.817.