O CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão ligado à Força Aérea Brasileira, realizou a extração das informações das duas caixas-pretas com sucesso.
O Centro informou que conseguiu capturar os conteúdos tanto do CVR (gravador de voz da cabine) quanto do FDR (gravador de dados de voo) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo, na última sexta-feira.
Ainda segundo o CENIPA, está sendo realizado um estudo minucioso dos diálogos e sons estabelecidos na cabine e com o controle do espaço aéreo. A ideia é tentar identificar possíveis alarmes sonoros, cuja pesquisa pode requerer, se necessário for, uso de software de análise espectral do som.
Já com relação ao gravador de dados do voo, a ideia é a conversão dos dados eletrônicos em unidade de engenharia.
O CENIPA reiterou na nota emitida no começo da tarde desta terça-feira a intenção e previsão de divulgar, no prazo estimado de 30 dias, o Relatório Preliminar com dados factuais do acidente aeronáutico.