Climatologista afirma que fumaça de outras regiões do país influenciou no clima ‘semelhante ao deserto’

Foto: Gustavo Biano/EPTV

Trinta e quatro municípios do Estado de São Paulo estão em estado de alerta máximo para queimadas, e 24 deles estão com focos ativos de incêndios, segundo o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil. 

O professor de climatologia, Vagner Camarini, explica que o país está vivendo uma seca extrema há meses e na maioria dos estados não houve sinal de chuva. 

Ele ressalta que a umidade relativa do ar da Amazônia é uma das causas que influenciou no clima da região sudeste, principalmente no interior de São Paulo.

Vagner também comenta sobre a chegada de uma frente fria que acaba levantando a poeira.

Ele afirma que ela vai ajudar a ‘melhorar’ a situação do ar na região de Campinas.

De acordo com o Cepagri, neste sábado (24), as temperaturas devem ficar entre 17 e 32°C já com a possibilidade de mudança no tempo e uma chuva de baixa intensidade. É esperado para o domingo a mudança completa no tempo com chuvas mais generalizadas e queda gradativa na temperatura. A mínima deve ser de 13º e a máxima de 20ºC.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Trecho da Avenida Antônio Pinto Duarte é interditado para eventos em Americana neste fim de semana

Justiça condena governo de SP a indenizar paciente que fez quimioterapia por erro médico no HC da Unicamp

Forte chuva causa alagamentos e estragos na região de Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.